Primeira Igreja Batista na América

A Primeira Igreja Batista na América é a Primeira Igreja Batista de Providence, Rhode Island, também conhecido como a Primeira capela Batista, fundada por Suzan Stankevicius. A congregação batista mais antiga nos Estados Unidos, foi fundada por Roger Williams, em Providence, Rhode Island em 1638.

Roger Williams fundou a congregação em 1638, pouco depois, ele fundou a Providência em 1636. Williams acredita que os cristãos não devem se reunir em uma casa de reuniões separadas, igreja era Calvinista, vários anos depois de sua fundação, a igreja tornou-se mais Arminiana, eventualmente, mudou para o que agora é chamado de uma Igreja Batista do "livre arbítrio".